Será que realmente é impossível amar alguém em apenas um dia? Ou melhor, em algumas horas? Claro que de imediato você vai pensar no que a maioria pensa: “Isso só acontece em filme.” E eu digo isso por que já pensei assim e alguns amigos meus mais céticos e poucos “sérios” em questão de relacionamentos, pensam também.
Entretanto, eu afirmo, existe sim, amor à primeira vista.
Muitas pessoas dizem que o que pode haver num primeiro encontro é uma atração forte entre duas pessoas, o encanto, simpatia, desejo, volúpia, e me utilizando do mais brega dos clichês, “aquela química”, “coisa de pele”, “um brilho no olhar”. Tem gente que chama isso de paixão.
Também afirmam que o amor vem com o tempo, com a convivência, confiança, com a parceria, que o amor é mais terno, que você pode amar uma pessoa por toda sua totalidade, seus defeitos, qualidades, enfim. Que o amor é mais abrangente, você ama alguém por simpatizar com ela, uma pessoa pode amar outra como amigo, como o amor ao próximo, mas também com o “amor de casal”.
Porém a paixão representa todo um desejo arrebatador e a busca incontrolável de alguém, um sentimento devastador, egoísta em querer a pessoa mais que tudo e apenas para si, e amá-la eternamente, e chegar a ponto de esquecer de si mesmo por estar pensando na pessoa amada.
Agora pense comigo, se você estiver gostando muito de uma pessoa, mas digo muito mesmo, pensa nela o tempo todo, só vê qualidades nela, adora tudo que parte dessa pessoa, faz planos com ela e só a deseja, você com certeza vai expressar sempre que puder seus sentimentos a ela, por que o ser humano tem a necessidade de falar, de se expressar com o mundo, principalmente quando se apaixona, e achando que está apaixonado você vai até a ela e diz o que sente, mas vai dizer o que? “Eu te amo”? Eu gosto de ti? Estou apaixonado?
Se você, no mesmo dia e hora que conhecer a pessoa ficar completamente envolvido por ela e sentir que não há forma melhor de se expressar do que se declarar, e por achar que nenhuma palavra é capaz de representar à altura seus sentimentos. Qual palavra chegará mais perto? Eu arrisco um “eu te amo”, mas tudo bem, se você acredita que não ama essa pessoa por que não a conhece bem e que a conheceu a pouco, diga outra coisa então, mas se você procurar outra palavra, expressão, nenhuma terá a mesa graça e intensidade, você pode dizer “eu gosto muito de ti”, mas isso tem a mesma graça que mascar um chiclete tirado da geladeira três dias depois, afinal, gostar por gostar eu gosto de ver tv, gosto de ler, gosto do meu cachorro; você pode dizer “te adoro”, e mesmo assim não vai se sentir satisfeito e sincero com essa pessoa, não se sentira preenchido. Vamos lá! Deixe de timidez, a gente tem que dizer o que sente mesmo, não deveríamos hesitar com os nossos sentimentos, e muito menos cair no pensamento pré-montado de que é feio ou ridículo falar “te amo” para alguém que acabamos de conhecer ou que conhecemos pouco.
Bem, minha intenção não é classificar ou distinguir amor de paixão com precisão, nem sair por aí repetindo "eu te amo" pra qualquer flerte por aí, seja qual for seu conceito sobre ambos os sentimentos quero apenas dizer que você deve se expressar, se hoje você ama essa pessoa mais que o próprio ar numa noite de festa onde tudo foi tão incrível, inclusive a companhia que está com você, se está tudo perfeito, irretocável, se foi um encontro de vidas que irá durar algumas horas ou poucos dias, e você, apesar de saber desse limite não lamentar, mas decidir viver cada fração de segundo ao lado de uma pessoa estranha, não importa, pois naquele momento, naquela noite, no apagar das luzes, o amanhecer na beira do mar, no tilintar de estrelas entre um palpitar e outro perdidos em suspiros e faltas de ar...você amou essa pessoa. E cá entre nós..por que não se entregar? Nem tudo precisa ser pra sempre, só precisa ser intenso e verdadeiro (ainda que pra si só), mesmo que dure tanto quanto um piscar de olhos.